Praia da Leirosa novamente mais limpa e vizinhança mais forte

Pelo segundo ano consecutivo, mais de duas centenas de pessoas, entre crianças e adultos, participaram, no passado sábado, dia 4, na limpeza do areal da Praia da Leirosa, uma iniciativa cujo convite partiu da Celbi, em parceria com o Centro de Recreio Popular de Marinha das Ondas – Praia da Leirosa (CRPMO), o Agrupamento de Escuteiros da Marinha das Ondas e com o apoio da Junta de Freguesia da Marinha das Ondas.

“Esta é uma ação de parceria, com um objetivo comum: independentemente de ser próxima de uma indústria de referência a nível local e nacional, termos uma praia com índices de limpeza que permitem ter bandeira azul, ser uma estância balnear,”, sublinhou Nogueira Santos, administrador da Celbi, destacando que, e após o sucesso da primeira edição realizada no ano passado, esta é uma “ação a repetir”. Pais, filhos, amigos, trabalhadores da Celbi, moradores da Praia da Leirosa, e de outras freguesias do concelho figueirense uniram-se em prol de uma causa e, ao longo da manhã e debaixo de um sol radioso, recolheram perto de três contentores industriais de lixo.

UMA VIDA QUE FOI SALVA

“É bom estar numa praia limpa, por isso quis participar nesta limpeza. Gosto que as pessoas que nos visitam encontrem o espaço bonito”, disse Inês Mamede, de 13 anos.

“Apanhei muitos paus que vêm do mar, mas também muitos plásticos e cigarros” lamentou Henrique Lemos, de 12 anos que, em conjunto com o seu amigo Diogo Parracho salvaram uma pequena rã.

“Acho que as pessoas se esquecem que se o lixo ficar na praia podemos vir a ter problemas de saúde”, alertou Gustavo Ramos, com 7 anos, que apesar de residir em Lisboa vem, aos fins-de-semana e férias, visitar os avós e “dar mergulhos no mar”.

A PROXIMIDADE

“As praias tem mesmo de ser limpas e, muitas vezes, não nos apercebemos disso. O trabalho que fazemos de manutenção da limpeza da praia, que iniciamos com o arranque da época balnear, apenas resolve parte do assunto. Pois ao longo do ano são imensos os dejetos que se depositam nas praias”, referiu João Ataíde, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, enaltecendo, para além de todos os que contribuíram para um areal limpo, a Celbi pela sua “constante preocupação em estar atenta ao contexto local onde está inserida”.

Já nas instalações da Celbi, empresa que em 2015 completou 50 anos de existência, foi tempo de convívio, num almoço servido nas instalações desta unidade industrial e, mais tarde, foi altura de conhecer a casa destes vizinhos, numa visita realizada à fábrica.

“A Celbi quer ter uma relação cada vez mais próxima com a comunidade da Leirosa”, reforçou Carlos Van Zeller, administrador da empresa, frisando ainda que “para além da criação de riqueza, de emprego” a “prioridade para o concelho é também dar oportunidade à própria Praia da Leirosa para se desenvolver”.

BONS VIZINHOS

Em representação da Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, Manuel Caiano, frisou a “satisfação e o agrado” com que a Junta acolheu, desde o primeiro momento, esta iniciativa.

“É altura de celebrar o Dia da Criança em casa dos nossos vizinhos. Assim, hoje é dia de almoçar e visitar a casa dos nossos vizinhos”, disse Paula Ramos, presidente do CRPMO.

Célia Marques, chefe do Agrupamento de Escuteiros 1224, entidade mentora desta ação desde há 22 anos, acredita que foi, e que “continue” a ser, uma “mais-valia para toda a comunidade a Celbi ser parceira desta atividade desenvolvida em prol da população, de quem visita a Praia e de um futuro melhor em termos ambientais”. De realçar que neste dia, estas duas instituições receberam um donativo, por parte da Celbi, no valor de uma tonelada de pasta para papel.

Ao longo da tarde de sábado, dezenas de crianças participaram na Feira da Ciência, local onde puderam, entre outras experiências, fazer, mesmo de forma «artesanal», papel. Simultaneamente, dezenas de pessoas visitaram a Celbi, podendo ver o processo de produção da pasta para papel.

“Juntos, nos caminhos com futuro”

Fazendo jus ao seu slogan, «Juntos, por bons caminhos», a Celbi pretende dar continuidade a esta, e iniciar outras iniciativas. “Esta parceria não vai ficar por aqui. Vai continuar, pois estamos aqui para ficar, uns do lado outros do outro, juntos no mesmo trajeto, nos caminhos com futuro”, concluiu Nogueira Santos.

Podem ver a reportagem da iniciativa, aqui: https://youtu.be/vqVB9qdov_g

play_arrow