A Celbi é um daqueles projetos que desde a sua materialização em 1965, tem vindo a evoluir, a adaptar-se ao mercado, sempre cumprindo os mais elevados padrões éticos e económicos. Ao longo destes 50 anos muitas coisas aconteceram. Umas melhores outras menos boas. Mas a Celbi sempre resistiu.
Quando em 2006, a Altri decidiu apostar na sua aquisição, sabia da sua valia económica e social. Desde essa data, que mudamos o seu perfil, sem alterar a sua matriz, a sua genética e sua missão: ser a melhor produtora de pasta de papel da Europa. A Altri realizou, desde então, investimentos que se aproximam dos mil milhões de euros, tornando esta empresa uma das maiores do seu setor.
Em 2006, a Celbi produzia cerca de 300 mil toneladas de pasta de papel. No ano de 2014, a Celbi produziu cerca de 687 mil toneladas de pasta de papel. Estes números são tão, ou mais relevantes, se considerarmos que a quase totalidade da nossa produção se destina aos mercados externos e é encaminhada, na sua generalidade, através do Porto Comercial da Figueira da Foz, dinamizando esta estrutura e contribuindo para a sua sustentabilidade.
A Celbi é hoje um dos maiores exportadores nacionais e dos que maior valor acrescentado retém. Simultaneamente, e não obstante a globalização ter tornado as empresas mais centradas em si mesmas, a Celbi e as suas sucessivas equipas, souberam sempre - na medida das suas possibilidades - estar disponíveis para os seus trabalhadores, as suas famílias e a comunidade que a enquadra. Sabemos que os impactos de se ter uma empresa como a Celbi como vizinha, nem sempre foram todos bons. No entanto temos, ao longo dos anos, investido continuamente na redução desses impactos e temos conseguido uma evolução satisfatória. Ainda no final de 2014, encontramos uma solução que minora os impactos do movimento de camiões entre a fábrica e o porto. Milhares de camiões foram retirados das estradas, com uma redução significativa da pegada ecológica.
É também com satisfação que verificamos que a Celbi sempre viveu em paz social, mesmo nos períodos da história mais conturbados. Da mesma forma que, em permanente diálogo com a comunidade, sempre foi possível estabelecer pontes para a resolução das diversas questões que foram surgindo. Ao longo destes anos, milhares de trabalhadores deram, diariamente o seu melhor, equipas com elevado sentido de responsabilidade que souberam, e sabem, que o sucesso da Celbi será também o seu próprio sucesso.
A Celbi é hoje uma das maiores empresas da região Centro, uma referência a nível nacional e europeu. Queremos que assim continue e, da parte da Altri, tudo faremos para que este centro de excelência continue a crescer e a melhorar.