De forma a criar as melhores condições de trabalho e bem-estar dos seus trabalhadores, a Celbi reforçou nos últimos anos os seus esforços na Segurança e Saúde Ocupacional:
Definiu como orientação o aperfeiçoamento do seu Sistema de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho e a respetiva certificação de acordo com a norma OHSAS 18001/NP 4397, o que aconteceu no ano de 2005.
Estabeleceu objetivos quanto à frequência e gravidade de acidentes de trabalho e a taxas de absentismo por doença e acidentes.
Implementou diversos programas de melhoria na área da Saúde e Segurança.
Em termos operacionais, a Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho na Celbi envolve a interação entre o Departamento de Sistemas de Gestão e Controlo Técnico (Serviços de Segurança e de Proteção contra Incêndios), o Serviço de Medicina no Trabalho e as estruturas organizacionais da empresa.
Como pilares fundamentais de suporte ao funcionamento do Sistema de Gestão, destacam-se:
O Posto Médico, com um Médico do Trabalho do quadro da empresa e um serviço de enfermagem a funcionar adequadamente e equipado com moderno equipamento de diagnóstico e tratamento.
Instalações próprias de segurança, com disponibilidade de materiais e equipamentos para proteção individual e coletiva e para o acompanhamento da execução de trabalhos.
Disponibilidade de meios técnicos e humanos de atuação em emergências, designadamente em caso de acidentes individuais, incêndios e outras incidências de carácter industrial.
Formação em áreas específicas de segurança de acordo com as funções desempenhadas, extensível aos trabalhadores de empresas exteriores que desenvolvem a sua atividade no interior das instalações da empresa.
Divulgação de perigos e riscos nas instalações e locais de trabalho, cuja identificação contou com a participação dos trabalhadores.
Edição de manuais, normas e procedimentos de segurança, bem como documentação diversa sobre o tema, profusamente divulgada, interna e externamente.
Publicação de regulamentos internos que estabelecem os procedimentos sobre o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e substâncias estupefacientes nos locais de trabalho.
Realização de programas de inspeções/vistorias de higiene e segurança, bem como de auditorias inerentes ao funcionamento dos Sistemas de Gestão.
Take a TourMais recentemente teve início o projeto “Comportamentos Seguros” que visa atingir o objetivo de implementar uma cultura de segurança plena.