Apresentação Empresa

Instalada em Portugal no ano de 1965, a Celulose Billerud SARL surgiu como uma iniciativa da Billerud AB, uma empresa sueca ligada a um dos maiores grupos industriais portugueses da altura, a Companhia União Fabril (CUF). A empresa arrancou em 1967, com a produção de pasta solúvel destinada à fabricação de fibras têxteis, com 80 000 toneladas como capacidade máxima. Em Junho de 2006, o grupo ALTRI celebrou um contrato conducente à aquisição de 100% dos direitos de voto da organização, tendo o negócio sido concluído em Agosto de 2006.


Atualmente, a empresa é denominada de Celulose Beira Industrial (Celbi) S.A, pertencente ao grupo ALTRI, dedicando-se à produção de pasta de fibra curta, de elevada qualidade, a partir de Eucalipto, adequada para a produção de determinados tipos de papel e cartão, contando neste momento com 235 colaboradores.


Hoje, a empresa é uma referência mundial na produção de pasta de eucalipto, tratando-se de um dos produtores mais eficientes da Europa (produção em processos fechados, ecológicos e ambientalmente equilibrados), tendo uma capacidade de produção anual de cerca de 700.000 toneladas.

Celbi faz parte do Grupo Altri, no qual estão igualmente inseridas a Caima e a Celtejo, também produtoras de pasta de eucalipto branqueado, com uma produção anual nominal de cerca de 1 milhão de toneladas.

A Altri está cotada na Bolsa de Valores de Lisboa (Euronext Lisboa) desde Março de 2005, integrando o seu índice de referência, o PSI20. 

A empresa tem 205.131.672 ações que foram admitidas à cotação, em Março de 2005.

Nos últimos anos, a Altri investiu mais de 500 M€ na Celbi, em prol dos projetos C09 e C15, resultando numa duplicação da capacidade produtiva da fábrica e num aumento significativo da sua eficiência e competitividade.