Instalada em Portugal no ano de 1965, a Celulose Billerud SARL surgiu como uma iniciativa da Billerud AB, uma empresa sueca ligada a um dos maiores grupos industriais portugueses da altura, a Companhia União Fabril (CUF). A empresa arrancou em 1967, com a produção de pasta solúvel destinada à fabricação de fibras têxteis, com 80 000 toneladas como capacidade máxima. Em Junho de 2006, o grupo ALTRI celebrou um contrato conducente à aquisição de 100% dos direitos de voto da organização, tendo o negócio sido concluído em Agosto de 2006.
Atualmente, a empresa é denominada de Celbi S.A, pertencente ao grupo ALTRI, dedicando-se à produção de pasta de fibra curta, de elevada qualidade, a partir de Eucalipto, adequada para a produção de determinados tipos de papel e cartão, contando neste momento com 235 colaboradores.
Hoje, a empresa é uma referência mundial na produção de pasta de eucalipto, tratando-se de um dos produtores mais eficientes da Europa (produção em processos fechados, ecológicos e ambientalmente equilibrados), tendo uma capacidade de produção anual de cerca de 700.000 toneladas.
A Celbi faz parte do Grupo Altri, no qual estão igualmente inseridas a Caima e a Celtejo, também produtoras de pasta de eucalipto branqueado, com uma produção anual nominal de cerca de 1 milhão de toneladas.
A Altri está cotada na Bolsa de Valores de Lisboa (Euronext Lisboa) desde Março de 2005, integrando o seu índice de referência, o PSI20.
A empresa tem 205.131.672 ações que foram admitidas à cotação, em Março de 2005.
Às três fábricas de pasta de papel, soma-se a Altri Florestal e a EDP Bioeléctrica.
Sendo a gestão florestal uma atividade central da Altri, que gere em Portugal mais de 84 mil hectares de floresta certificada, a autossuficiência florestal é da ordem dos 30%.
De forma a otimizar a gestão florestal, o Grupo adquiriu 50% da EDP Bioeléctrica (em parceria com a EDP), empresa dedicada à produção de energia elétrica através de biomassa florestal.