A Altri é uma empresa de referência europeia na produção de pasta de eucalipto e na gestão florestal. A Altri está cotada na bolsa de valores de Lisboa, onde integra o seu principal índice, o PSI-20.

A Altri é um produtor europeu de referência no setor de pasta de papel, sendo um dos mais eficientes produtores da Europa de pasta de eucalipto branqueada.

A gestão florestal é uma atividade central da Altri, que gere em Portugal cerca de 84 mil hectares de floresta certificada. A auto suficiência florestal é da ordem dos 30%.


Para uma melhor gestão da floresta, a Altri adquiriu 50% da EDP Bioeléctrica para, em parceria com a Energias de Portugal (EDP), produzir energia elétrica a partir de biomassa florestal. Atualmente esta empresa detém licenças para a produção de 120 MWh de energia elétrica através de biomassa florestal, detendo uma quota de mercado de cerca de 50%, estando atualmente em operação quatro centrais - Mortágua, Ródão (Celtejo), Constância (Caima) e Figueira da Foz (Celbi) - com uma capacidade total de 55 MWh. Em 2009 foram inauguradas as duas centrais de biomassa - Figueira da Foz e Constância - com uma capacidade nominal total superior a 43 MWh.


Paralelamente, a empresa produz toda a energia eléctrica de que necessita para a sua atividade de produção de pasta de papel através da cogeração. Este processo assenta no aproveitamento de componentes vegetais com propriedades combustíveis e que não servem para a produção de pasta de papel (ligninas), que são queimados para produzir vapor que servirão para operar um gerador industrial.


Até Junho de 2008, a Altri possuia uma outra atividade industrial, através da F.Ramada, que se dedicava ao retalho de aços e ao desenvolvimento de soluções industriais de sistemas de armazenagem. Em Junho de 2008 efetivou-se a cisão da F.Ramada, que deixou de integrar a Altri. O racional estratégico desta operação prende-se com a focalização exclusiva da empresa no seu core business, a gestão florestal e a produção de pasta de papel.


Este desempenho financeiro foi reconhecido pelo mercado, tendo o título Altri registado um desempenho assinalável no mercado de capitais. Registe-se que a ação Altri iniciou a sua cotação em bolsa em Março de 2005, com um preço de 0,55€ por acção.