“Open Day” com fornecedores de Madeira

Criado Número Verde para apoio aos parceiros

Sob o lema «Juntos por Bons Caminhos», cerca de 200 fornecedores de madeira da Celulose Beira Industrial, Celbi S.A, oriundos de diversas regiões do país, estiveram no passado sábado, dia 30 de maio, na Figueira da Foz, para um «Open Day» promovido pela empresa líder em Portugal na produção de pasta de celulose de fibra curta.

O dia começou com a receção dos parceiros convidados, que, após um welcome breakfast, puderam visualizar o filme, produzido para assinalar o 50.º aniversário da Celbi e que dá a conhecer a realidade da empresa que, a nível mundial, é um exemplo de eficácia e eficiência, colocando já perto de 700 mil toneladas/ano no mercado europeu das empresas papeleiras que produzem desde papéis finos a tissue.

«Só a fábrica da Celbi adquire anualmente mais de cem milhões de euros de eucalipto», sublinhou Borges de Oliveira, administrador do Grupo Altri. «É para nós fundamental ter uma relação estável e de compromisso com os nossos fornecedores e, através deles, também com os produtores florestais», aduziu. «Hoje têm a possibilidade de visitar a melhor fábrica de pasta para papel do mundo. Não a maior, mas a melhor, porque tem o menor consumo de água e de energia por tonelada de pasta produzida, e está no patamar de excelência em todos os indicadores utilizados para análise de fábricas do setor», explicou, lançando um novo desafio aos fornecedores de madeira. «Se há um indicador em que ainda podemos melhorar, é no do consumo de madeira por tonelada de pasta produzida», revelou. Para tal, a Celbi exortou os parceiros fornecedores a apostarem ainda mais no tipo de madeira mais rentável para a produção de pasta de celulose de fibra curta, o eucalipto globulus, e a evitarem cortar precocemente as árvores.

Na esteira deste desafio, Miguel Silveira, administrador da Altri Florestal, anunciou a criação de um número verde, totalmente gratuito, colocado à disposição dos produtores e fornecedores de madeira, com o objetivo, não apenas de agilizar a relação comercial, mas também de contribuir para a melhoria de todo o processo, seja através do acesso às plantas melhoradas criadas em estufas da Celbi ou, por exemplo, no apoio a candidaturas para modernização de equipamentos ou certificação de procedimentos, no âmbito do quadro de apoios comunitários Portugal 20/20.

O dia prosseguiu com a visita às instalações fabris – melhoradas nos últimos anos, desde a aquisição da Celbi pelo Grupo Altri, com investimentos sequenciais de perto de mil milhões de euros –, guiada por colaboradores que explicaram todo o processo de transformação da matéria-prima fornecida pelos parceiros visitantes no produto final.

A concluir este Open Day, a Celbi proporcionou um almoço-convívio aos visitantes, muitos dos quais pertencentes, já, a uma segunda geração de fornecedores de madeira à empresa sediada na Figueira da Foz. «E alguns vêm acompanhados dos filhos, o que muito nos apraz, pelo que significa em termos de estabilidade e de uma relação de confiança e duradoura», sublinhou Carlos Vanzeller, administrador da Celbi, que reiterou a convicção de que «Juntos por Bons Caminhos» é, mais do que um slogan, uma realidade com futuro.

Para memória futura deste Open Day, os visitantes foram brindados com diversas lembranças, incluindo o livro do antigo quadro superior da empresa, Manuel Saraiva Santos, intitulado “A Indústria da pasta de celulose na história da Figueira da Foz – A Celbi 1960 a 1967”. A obra, que assinala os 50 anos da empresa, presta homenagem a todos os que contribuíram, ao longo destas cinco décadas, para a construção e afirmação de uma unidade que é já das maiores exportadoras nacionais.