A Altri assinou no passado dia 16 de Janeiro, dois contratos de investimento com o Estado Português, que preveem um investimento de 125 milhões de euros em duas das suas unidades, numa sessão que decorreu na Celbi.
Os investimentos, 85 milhões de euros na Celtejo, em Vila Velha de Ródão, e 40 milhões na Celbi, na Figueira da Foz, contribuirão para o reforço da Altri como uma das maiores produtoras de pasta de papel da Europa e incrementar o seu peso na economia nacional, nomeadamente enquanto grande exportadora. A Altri exporta anualmente cerca de 95% da totalidade da sua produção.
Os contratos de investimento assinados, na presença do Primeiro-Ministro e dos Ministros da Economia e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, pressupõem a introdução de processos inovadores na produção de pasta, gerando ganhos de eficiência, nomeadamente energética e ambiental.
Os investimentos em Vila Velha de Ródão, na Celtejo, visam introduzir em Portugal inovações no processo de pasta de papel tissue, com uma nova abordagem à produção que se mostra mais eficiente e produtiva. Através destes processos produtivos inovadores, a Celtejo irá melhorar a sua performance e monitorização industrial de modo a tornar-se uma referência neste setor.
Na Celbi, que é já hoje a segunda maior unidade de produção de pasta de papel da Europa, o projeto de investimento de 40 milhões de euros, contempla alterações a nível do processo produtivo que representam inovações a nível mundial. Os investimentos em causa visam a intervenção nas etapas de descasque e destroçamento de madeira e de lavagem e branqueamento. As novas tecnologias adotadas permitem dotar a Celbi da maior unidade do mundo para descasque de rolaria de eucalipto e contribuem para a ganhos operacionais importantes.
Com este investimento, a Celbi torna-se na única detentora em Portugal e na Europa deste processo industrial, de elevada capacidade e complexidade, integrando-se num muito restrito grupo de empresas, a nível mundial, detentoras destas tecnologias e desta dimensão de processo.
Os investimentos da Altri reforçarão a posição competitiva de Portugal enquanto produtor de pasta de papel, que hoje lidera logo depois da Suécia e da Finlândia.
ALTRI: UM PRODUTOR DE PASTA DE PAPEL EUROPEU DE REFERÊNCIA
A Altri é um produtor europeu de referência de pasta de eucalipto, com uma capacidade instalada de produção superior a um milhão de toneladas por ano, nas suas três unidades localizadas na Leirosa, Figueira da Foz, em Vila Velha de Ródão e em Constância.
Cerca de 95% da sua produção destina-se aos mercados externos, principalmente os mercados Europeu e Chinês. Para além da produção de pasta de eucalipto, o Grupo está também presente no sector de energias renováveis de base florestal, nomeadamente a cogeração industrial através de licor negro e a biomassa. A estratégia florestal assenta no aproveitamento integral de todos os componentes disponibilizados pela floresta: pasta, licor negro e resíduos florestais.
Atualmente, a Altri tem sob intervenção uma área de aproximadamente 82 mil hectares de floresta em Portugal, integralmente certificada pelo Forest Stewardship Council® (FSC®)[1] e pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC), dois dos mais reconhecidos mecanismos de certificação florestal a nível mundial.
[1] FSC-C004615