ALTRI ADERE GLOBAL COMPACT DAS NAÇÕES UNIDAS

ALTRI COMPROMETE-SE AO CUMPRIMENTO DOS DEZ PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E AO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM O OBJETIVO DE CUMPRIR A AGENDA MUNDIAL 2030

A Altri aderiu ao United Nations Global Compact, sendo uma das maiores empresas nacionais a comprometer-se com os objetivos definidos por esta organização das Nações Unidas.

Ao ser signatária deste compromisso, a Altri compromete-se em alinhar a sua estratégia e refletir na sua cultura e operações diárias os seus Dez Princípios fundamentais que envolvem os Direitos Humanos, Práticas Laborais, Proteção Ambiental e Mecanismos Anticorrupção.

A empresa compromete-se de igual forma a contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda Mundial 2030, identificando aqueles em que tem maior impacto positivo através das suas operações, produtos e soluções e nos que pretende minimizar o impacto negativo.

Os Dez Princípios baseiam-se em declarações universalmente aceites, nomeadamente a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração da Organização Internacional do Trabalho relativa aos princípios e Direitos Fundamentais e a Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento.

O Global Compact das Nações Unidas tem um caráter puramente voluntário e centrado no diálogo e na aprendizagem e procura concretizar os seus Princípios no seio de organizações de todo o mundo.

Para José de Pina, CEO da Altri, “é absolutamente fundamental as empresas comprometerem-se com os princípios universais que devem nortear a atuação de todas as organizações. Este compromisso não passa apenas pelo respeito pelos princípios enunciados, mas também pela sua mensuração regular e avaliação do atingimento das metas a que nos propomos. Enquanto empresa de referência internacional no seu setor, a Altri tem a obrigação de se constituir também ela como uma referência na sustentabilidade social, ambiental e económica”.

A Altri foi recentemente distinguida pelo CDP – Disclosure, Insight, Action, com rating B no seu programa Alterações Climáticas. Esta avaliação coloca a Empresa na liderança do seu setor em matéria de combate às alterações climáticas, a nível internacional. A Altri obteve um score geral de B, superior ao score C que constitui a média do setor de pasta e papel, e também o rating médio na Europa.

A edição de 2020 foi a primeira em que a Altri participou, obtendo uma classificação que a coloca entre as empresas melhor preparadas para responder aos riscos e oportunidades que as alterações climáticas colocam ao negócio.

A Altri, que ocupa um lugar no top 10 de produtores de pasta mundiais, é líder na produção de energia elétrica a partir de biomassa em Portugal, tendo sido também o primeiro emitente português a realizar e a cotar a obrigações verdes na Euronext Lisboa.

Sobre a Altri

A Altri é um produtor europeu de referência de pasta de eucalipto. Para além da produção de pasta, o Grupo está também presente no setor de energias renováveis de base florestal, nomeadamente a cogeração industrial através de licor negro e a biomassa. A estratégia florestal assenta no aproveitamento integral de todos os componentes disponibilizados pela floresta: pasta, licor negro e resíduos florestais.

Atualmente, a Altri gere cerca de 83,5 mil hectares de floresta em Portugal, integralmente certificada pelo Forest Stewardship Council® (FSC®)[1] e pelo Programme for the Endorsement of Forest CertificationTM (PEFCTM), dois dos mais reconhecidos mecanismos de certificação florestal a nível mundial.

Atualmente, a Altri detém três fábricas de pasta em Portugal, com uma capacidade instalada que em 2019, superou um milhão de toneladas/ano de pastas de eucalipto.

[1] FSC-C004615